top of page
Já sofreu algum ataque de pânico? Algumas pessoas já passaram por esta experiência e sentiram-se terrivelmente desconfortáveis e não sabem o que de fato aconteceu com elas. Quando se trata de nós evangélicos - existem até aqueles que negam que tal coisa existe. Dizem: “Sindrome do Pânico? Não. Isso não existe, foram os Pisicólogos que inventaram essa moda. E se existe, quem é crente de verdade, não passa por este tipo de coisa. Só se for muito fraco na fé!” Gente, deixem de romantismo espiritual! Estamos sujeitos a todas as adversidades dos humanos, a diferença é que nós temos a graça espcial de Deus em nossas vidas, mas ela nem sempre nos livra de passar pelo vale da sombra da morte. O que a Bíblia nos deixa bem claro - é que não estamos sozinhos no vale da sombra da morte, a boa mão de Deus está sobre nós! O que é ataque de pãnico? É quando, sem motivo externo, o nosso coração dispara, sentimos muito medo, e mais um amontoado de sensações horrivéis, que tomam conta do nosso ser, e sentimos desnorteados. Os sintomas podem variar. Em um ataque de pânico você terá vários dos seguintes sintomas:
1 - Medo da morte ou situação trágica iminente;
2 - Medo de perder o controle de si;
3 - Sentimento de indiferença vindo do outro;
4 - Sensação de estar fora da realidade;
5 - Dormência nas mãos, pés ou rosto;
6 - Tremores no corpo, principalmente nas mãos;
7 - Desconforto no peito;
8 - Desconforto na garganta;
9 - Taquicardia;
10 - Sudorese;
11 - Falta de ar;
12 - Dor de cabeça;
13 - Tontura;
14 - Calafrios;
O que fazer? Segue 03 maneiras de você controlar a situação e sair do pânico:
I - Método 4:6
Se trata de segurar de um método que ajuda a expirar um pouco mais do que inalar.
-
Puxe o ar devagar contando até 4;
-
Segure a respiração por um segundo;
-
Solte o ar contando até 6;
II - Dê nomes aos boi:
Não tem nada acontecendo demais com você e nem com o seu organismo, talvez, há uma quantidade maior de adrenalina em seu corpo, juntamente com uma resposta exagerada do seu corpo aos estímulos psíquico, e que não são nocivos para você. Você não precisa temer estas reaçãos de seu organismo e ser levado por eles. Você tem controle sobre seu organismo. Aclame-se.
III - Anconrar concentrando-se em um objeto
O pânico traz o distanciamento da realidade. Coloque sua atenção em um determinado objeto que está perto de você. Fixe seus olhos em um determinado elemento como, por exemplo, um vaso de flores, até perceber que seus sentimentos estão se acalmando.
Fontes: https://dorconsultoria.com.br/2020/08/27/sindrome-do-panico/: e outras.
bottom of page