top of page

AVIVAMENTO DE ASHBURY, HISTÓRIA E AVALIAÇÕES

   Recentemente tivemos a alegria de ouvir falar que um avivamento acorreu na Universidade de Asbury em Wilmore. O evento teve seu início de maneira espontãnea, após um dos cultos rotineiros na capela em 08 de fevereiro de 2023. Alguns alunos permaneceram no recinto para oração, após o culto matinal. Após não voltarem para as salas de aula, outros alunos foram ver o que estava acontecendo, e se reuniram com os demais, e assim foi aumentando a quantidade de alunos na capela. E o fenômeno continuou acontecer noite adentro do dia 08/02/2023 e continuou nos próximos dias, aumentando cada vez mais a quantidade de pessoas presentes.

   A universidasde já é conhecida por ter ocorrido no ano 70 que teve repercursão de longo alcance no movimento metodista. Um elemento novo neste avivamento foi o uso das mídias sociais. Após o culto, e o iníco do fenômeno, o Presidente da Universidad Kevin Brown, enviou um breve e-mail de duas frases: “Há um culto acontecendo em Hughes. Você é bem-vindo para participar".

   Pode-se dizer que os participantes deste avivamento são da conhecida geração “Z”. Assim, as noticias se espalharam rapidamente pelo mundo, através do uso da Internet. Houve até um momento,  em que a entrada foi barrada para pessoas acima de 26 anos, prorizando a geração Z. Afirma-se que todos os dias havia no local aproxiamdamente cerca de 15 mil pessoas. No segundo dia, o evento foi coberto pela mídia local. Foram realizado diversos cultos de pregação e adoração a Deus, onde tudo aconteceu de maneira fervorosa e organizada.

   Houve relatos de muitas curas e milagres, embora a ênfasse do movimentio não estava voltada para esta busca. Foi muito mais, uma renovação de compromisso com Deus, confissões de pecados e adoração. Por decisão da prórpia universidade, não agendando a sua continuação, ou interrompendo, o fluxo do moviemnto, assim ele encerra-se no 17° dia. Iniciou-se no dia 08 de fevereiro e terminou no dia 24 do mesmo mês de 2023.

   O movimento está sendo avaliado por diversos teólogos Brasileiros e norte america.

___________________________________________________
 Fontes: vídeos de Whataap; https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/apos-fim-das-reunioes-na-universidade-de-asbury-pessoas-fizeram-culto-em-arena.html; https://pt.wikipedia.org/wiki/Avivamento_de_Asbury
 

DR. NICODEMUS E SUA
AVALIAÇÃO DO AVIVAMENTO DE
ASHBURY

   Dr. Augustus Nicodemos, fez uma live onde ele deixou o seu pareceer sobre o Avivamento de Ashbury. Ele não esteve no llocal, mas leu diveros artigo de professores, teólogos e amigos que estiveram no local. 

   Nicodemus deixa claro em sua live, que não há por sua parte intenção de dar um verdicto sobre o que estava acontecendo naquele momento em Ashbury, seria ainda muito cedo para isto. Em seguida nos traz as informações de que a Universidade tem em sua agenda a ministração de três cultos por semana. Trata-se de uma universidade de orientação religiosa Metodista Wesleyana.Todos que visitaram o local, são unânimes em dizer que havia um senso muito grande da presença de Deus! Algo extraordinário, transcendente estava acontecendo lá.

   O que estava acontecendo lá? Pregação simples da Palavra de Deus, mas bíblica. Adoração, oração, confissões de pecado, quebrantamento! As vezes choro, pessoas de joelhos, outras em pé e isto de maneira esponânea. Outra marca enfatizada por Nicodemus, é a ausência do que atualmente é associado como avivamento, isto é, não houve a manifestação de línguas, visões, profecias e sonhos. Não houve gente gritando, dançando ou coisa deste estilo. Mas houve curas de algumas pessoas, também de maneira espontânea. Não houve ninguém chamando para ir a frente para ser curados, mas, derrepente pessoas enfermas que lá estavam foram curadas.
   Nicodemus cita que o que está acontecendo lá são os mesmos fenômenos que aconteceram na áfrica, entre os Zulus, na década de 80. Ele relata que esteve lá logo após este avivamento. E os relatos são parecidos. Diz-se que as pessoas iam aos encontros sem a pretensão de serem curadas e voltava de lá com a saúde restabelecida! Houve curas até de pessoas cegas, doenças graves que foram curadas durante! Nicodemus define um avivamento como a vinda do Espírito Santo sobre uma denominação, ou grupo de pessoas ou uma naçaão, trazendo uma nova vida, trazendo uma imensa consciência da presença de Deus, levando os crentes a confessar seus pecados e realmente a mudar as suas vidas. E há uma nova apreciação de Cristo, de sua obra, de sua beleza! Ele sente gozo, alegria, amor profundo por Cristo Jesus!

  Augustus Nicodemos também os dois grandes Avivamentos das história, trzendos muitas consewuências positivas pra sociedade! E muitos outros avivamentos espalhados pelo mundo, como o Avivamento da Coréia do Sul que começou com um grupo de orações de homens Presbiteianos. Ele cita que até na China, no século XX, houve avivamento, e que não sabemos o tamano da Igeja cristã na China, que pode ser até maior do que a Igreja dos Estados Unidos, uma vez, que por ser comunistas, nós não temos estatíscas atuais.

O que estava acontecendo em Ashbury é realmente um avivamento genuíno? Nicodemus, conclui que, comparando com os demais avivamentos verdadeiros da história, tudo indica que trata-se de um verdadeiro avivamento. Mas olhando para as palavras de Jesus, de que se conhece uma árvore pelos seus frutos, ainda é cedo para dar um veredito final.
_______________________________________________________
Fonte: http://youtu.be/a7R6AnxOkQ8

 

bottom of page